SEJAM BEM VINDOS E BEM VINDAS

Discípulos e Discípulas nos Caminhos da Missão Formam uma Comunidade de Fé, Comunhão e Serviço

terça-feira, 4 de junho de 2013

CORAÇÃO PURO E ESPÍRITO INABALÁVEL


Cria em mim um coração puro 
e renova dentro de mim um espírito inabalável.(Salmo 51.10)

Eis um pequeno trecho de uma oração de Davi, num momento de profundo quebrantamento, arrependimento e confissão. A história que dá origem a esta oração está registrada em II Samuel 12. O fato é que o glorioso rei de Israel reconhecia que, em muitas situações suas atitudes não eram nada gloriosas.
Com esta oração, Davi, o rei de Israel nos transmite uma grande lição de humildade. Ele se reconhece sujo e fraco ao pedir um coração puro e espírito inabalável! Para chegar a este ponto, teve que passar por um processo doloroso, mas de grande coragem e sinceridade, a saber: (1) RECONHECER que é um pecador e carece do perdão do Senhor.  Reconhecer que seus erros são em primeiro lugar transgressões contra as leis de Deus. (2) Espontaneamente CONFESSAR até mesmo os pecados “ocultos”, sem subterfúgios: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me”. (Salmo 51:1-4). (3) ADMITIR, que somente em Deus há possibilidade de obter paz e dignidade: “Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer”. (Salmos 51:12). (4) CLAMAR, desejoso de ser uma pessoa diferente e melhor, do que fora até então, “Cria em mim ó Deus um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. Tal oração desenvolve a consciência do TEMOR ao Senhor. (sentimento profundo de reverencia ou respeito; pontualidade, zelo, escrúpulo) Respeito que gera o pacto de obediência. Quem não teme ao Senhor, findará por ter medo do homem (Provérbios 29.25)
- Dependência confiante na graça de Deus – “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá”. (Salmos 37:5)
- Confiança paciente: Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. (Salmos 37:7)
- Gratidão e louvor e adoração ao Senhor: Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo. (Salmos 116:12-14)
O ser, cujo coração é puro e um possui espírito inabalável, vence as tentações, suporta as intempéries da vida e reflete a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário