SEJAM BEM VINDOS E BEM VINDAS

Discípulos e Discípulas nos Caminhos da Missão Formam uma Comunidade de Fé, Comunhão e Serviço

quinta-feira, 5 de julho de 2012

CONFIANÇA E PACIENCIA


Esperei com paciência no SENHOR, 
e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 
Salmos 40:1 
Você consegue imaginar ter que realizar uma tarefa difícil, com um corpo debilitado por um problema de saúde agrave? O natural seria dizer: Deixa esta tarefa para quando eu melhorar. Porem quando o plano é de Deus, não temos esta opção. Na verdade muitas coisas ocorrem em nossas vidas as quais atribuímos a uma ação de Deus no pior momento, quando em nós não há recurso, força ou capacidade. Foi assim na experiência do povo judeu durante a conquista de Canaã.
Josué ordenou, orientado por Deus, que todos os homens fizessem a circuncisão. Ritual comum àquele povo. Por se tratar de uma pequena “cirurgia”, exigia que os homens ficassem em repouso, eles estariam debilitados e incapacitados para enfrentar uma guerra da magnitude da que deveriam enfrentar com os filisteus. Em obediência à Josué, foi realizada a circuncisão nas vésperas da tomada de Jericó. Você pode pensar, porque Deus faria isto àquele povo? Porque enfraqueceria os homens na iminência de uma guerra? A Bíblia nos dá a resposta: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Isaías 55:8-9)
É isto mesmo, Deus não faz nada ao acaso. Tudo o que Ele faz tem um propósito e um plano bem arquitetado, para que no fim seja o seu nome exaltado e engrandecido. A honra, a glória, a majestade, o domínio e a força, sempre serão dEle. Deus tinha um plano para aquele momento.  O ritual era necessário para a espiritualidade deles. Mas, naquelas condições haveriam de depender inteiramente do Senhor. Deus pediu-lhes algo que eram capazes de fazer: “Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente de si. (Josué 6:3-5)
Esta estratégia tão simples conferiu a vitória àquele povo que apenas teve confiar em Deus e seguir as orientações dadas por intermédio de Josué. Veja o que diz Josué 6.20: “Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade” (Josué 6:20)  Aqueles momentos de preparo para o grande encontro que lhes daria a posse da Promessa os sentimentos eram de apreensão, expectativa, duvida, ansiedade, medo. Precisariam seguir as ordens com espírito obediente, leal e paciente para que alcançarem a vitória. E, sobretudo confiar que tudo daria certo.
Aprendemos que quando diante de conquistas, necessárias à continuidade da vida, nos parecem inatingíveis, que exige de nós recursos que não possuímos, precisamos aprender a confiar e depender do Senhor. Adorá-lo, obedece-lo e seguir em frente. E quando vencemos as empreitadas mais difíceis na dependência do Senhor Deus e sob sua orientação, poderemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor, por isso estamos alegres”           (I Samuel 7.12)

--------------------------------------------------------------------------------------------
IGREJA METODISTA EM PIRAJUÍ 
Rua João Justino, 369 Bairro Centro CEP 16.600-000
Tel. (014) 3584-5351 - Cel. (014)8100-0997
E-mail im.pirajui@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário