SEJAM BEM VINDOS E BEM VINDAS

Discípulos e Discípulas nos Caminhos da Missão Formam uma Comunidade de Fé, Comunhão e Serviço

quarta-feira, 11 de julho de 2012

2ª MINISTRAÇÃO - "CASA DE PAZ" - CONVERSÃO



JESUS NA CASA DE ZAQUEU

TEXTO: Lucas 19:1-10

O que acontece quando Jesus entra numa casa? Veremos nesta semana a primeira historia; a visita de Jesus na casa de Zaqueu um cobrador de impostos que provavelmente tinha enriquecido às custas da pobreza do povo, e que por isto, não era bem visto pelo povo. Entretanto, Zaqueu teve a oportunidade de conhecer a Jesus e levá-lo à sua casa. O que aconteceu como resultado desse encontro de Jesus com Zaqueu é tema de nossa analise nesta semana. 

É sabido que no final desta visita à casa de Zaqueu, Jesus disse: Hoje veio salvação a esta casa e uma mudança radical aconteceu na vida de Zaqueu. Isto tem implicações para nós que estamos reunindo em nossas casas para desfrutar do melhor de Deus a partir da presença de Jesus em nossa Casa de Paz. Vejamos as principais lições desta historia entre Zaqueu e Jesus.

1º. PARA CONHECER A JESUS ZAQUEU ROMPEU COM SEUS PROPRIOS LIMITES v.4
Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.  Uma coisa muito importante deve ficar clara para todos que queiram conhecer a Jesus é preciso determinação e coragem para romper com os limites. Ele era baixinho, rico e discriminado, porem não se importou com o que pensariam a seu respeito por subir em uma arvore para ver Jesus passar. Muitas pessoas esperam que o Senhor as abençoe, mas não estão dispostas a pagar um preço por isso. Zaqueu não. Ele tinha muitos empecilhos para chegar até Jesus: seus limites naturais (era de pequena estatura), a barreira da multidão e o próprio rótulo de cobrador de impostos era um empecilho também; mas Zaqueu estava decidido a ver e conhecer a Jesus e por isso teve êxito. Mostre você também o quanto você quer a Jesus.

2º. JESUS QUE SABIA DO DESEJO DE ZAQUEU FOI A CASA DELE v.5
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.

Que surpresa para Zaqueu, Jesus sem nunca ter visto chamá-lo pelo seu nome e ainda dizer vou pousar em sua casa hoje. Porque Jesus fez isto? 

1º.  Porque ele conhece nosso coração e nos vê além dos nossos rótulos. 

2º. Porque Jesus percebeu atitude em Zaqueu, uma vez que ele havia subido numa arvore para vê-lo passar, isto é ele queria mesmo conhecer a Jesus. Isto mostra uma verdade fundamental para nós; pessoas passivas não chamam a atenção do Senhor. 

3º. O desejo do Senhor é mudar, não apenas nossas vidas, mas nossas famílias. Por isso Jesus propõe entrar em nossas casas.
 
3º. ZAQUEU SE ALEGROU COM A INTENÇÃO DE JESUS IR A SUA CASA v.6,7
Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.

Muitos querem as bênçãos de Deus , mas ficam reticentes em assumir publicamente, porem Zaqueu assumiu sua paixão e apreço por Jesus sem qualquer problema. Pensam no que os outros vão dizer, apegam-se à sua agenda e seu conforto e não se desprendem fechando a porta para Jesus em suas vidas. Zaqueu porem ao ouvir a proposta de Jesus de ir à sua casa acatou com grande alegria. Embora as pessoas ao redor reprovassem sua aproximação de Jesus, ele viu na oportunidade a chance de mudar de vida. Zaqueu era um filho da paz e por isso Jesus o abençoou. 

--------------------------------------------------------------------------------------------
IGREJA METODISTA EM PIRAJUÍ 
Rua João Justino, 369 Bairro Centro CEP 16.600-000
Tel. (014) 3584-5351 - Cel. (014)8100-0997
E-mail im.pirajui@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário