SEJAM BEM VINDOS E BEM VINDAS

Discípulos e Discípulas nos Caminhos da Missão Formam uma Comunidade de Fé, Comunhão e Serviço

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ATITUDE É O PONTO DE PARTIDA


Serie Vida Nova - 2                  
                                                                                  
Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1:9)

          O Livro de Josué é o sexto do Antigo Testamento. Os livros que o antecedem – De Gênesis a Deuteronômio – relatam a história da criação e inicio da formação e desenvolvimento de Israel, passando por sua permanecia no Egito, lugar onde foram escravos por quatrocentos anos e sua libertação através de Moisés. Após a sua morte seu servidor Josué, foi o seu sucessor (Ja 1.1). O nome Josué no Hebraico, Yehōshuāh  significa “Salvação de Yahweh", ou "Yahweh é Salvador".
          Josué era chamado originalmente de Oséias (Nm 13.8; Dt 32.44), entretanto, seu nome fora mudado por Moisés em Cades (Nm 13.16). Oséias significa “salvação”, todavia, seguindo a devido a prática hebréia e semítica de mudar o nome a fim de ratificar a mudança de posição ou destino, Moisés, influenciado pelo Espírito de Deus, muda o nome do primogênito da tribo de Efraim para Yehōshuāh. Com a mudança do nome, altera-se também a função e a responsabilidade do indivíduo diante do Senhor e do povo israelita.                                               
          Para que Josué assumisse a liderança de um povo se fazia necessário uma tomada posição corajosa, consciente e responsável. Segundo as Sagradas Escrituras o próprio Deus é quem o anima e o orienta com as seguintes palavras: Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. (Js 1:2) Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.  (Js 1:7)  Dali em diante a vida de Josué tomaria rumo até então inimaginável, Josué deixaria a posição servo e assumiria a posição de líder. Moisés havia investido na vida de Josué a fim de prepará-lo para tal tarefa. Um rito de passagem havia sido realizado com a troca do nome, que implicava em nova posição e responsabilidades.
          Aqui algo nos chama a atenção. Para assumirmos uma vida nova se faz necessário ter atitudes novas. Há um ditado que diz: Não se consegue resultados novos com atitudes velhas. É isto! nova atitude pressupõe a nova vida, que implica em disposição para novas ações e a determinação para enfrentar novos desafios, para isso Deus nos dá uma  ordem, um estimulo e uma garantia: Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” Entendemos, por essas palavras, que sem vontade forte, coragem, espírito destemido e obediente com humildade e disciplina não será possível alcançarmos objetivos de valor nem os propósitos de Deus para nossas vidas. 
          Entendemos também, Deus nos tem chamado a fazer diferença em nosso tempo, e nos oferece vitória, dignidade, honras e muitas alegrias; Até um “novo nome”, uma nova posição, desde que estejamos prontos para mudança de atitudes. A confiança em Deus é fundamental para nossa própria segurança e sucesso, bem como de todos que nos cercam. Compete a Deus o querer e o efetuar de todas as coisas em nossa vida para nosso próprio bem e para o bem comum. Compete a nós obedece-lo e fazer a nossa parte.
         Um passo, um pacto de fidelidade é tudo o que você precisa para viver uma vida nova e vitoriosa, feliz e bem sucedido pela benção do Todo Poderoso.
         Oração: Senhor concede-nos coragem, disposição humildade e obediência, para sermos agentes de transformação no mundo em nosso tempo. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, oramos. Amém!                               

RevdªJosélia Mota P. Garcia.
joseliamota@hotmail.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pr. Wilson Rodrigues Garcia
E-mail pr.wilsongarcia@hotmail.com
Cel. (014)8100-0997

IGREJA METODISTA
Rua João Justino, 369 Bairro Centro CEP 16.600-000
Tel. (014) 3584-5351
E-mail im.pirajui@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário