SEJAM BEM VINDOS E BEM VINDAS

Discípulos e Discípulas nos Caminhos da Missão Formam uma Comunidade de Fé, Comunhão e Serviço

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RESGATE

Resgate 


Segundo o dicionário “Houaiss”, significa “ato de libertar mediante pagamento de certa quantia; a quantia paga por essa libertação; extinção de um débito em conseqüência de pagamento; “recuperação”, “retomada”.

No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.  Efésios 1.7.

No “hebraico”, ge’ullâh (compensação daquilo que se quer guardar ou recobrar). A primeira idéia apareceu no A.T., quando Deus remiu seu povo da escravidão do Egito para torná-lo seu povo (Êxodo 6.6; Isaias 52.3-6; 44.6; 6.23,24; Jeremias 50.33-35. No N.T. em Lucas 21. 28; Marcos 10. 45 e Lucas 2.38 significam libertação. O mesmo significado o apóstolo Paulo também cita em Romanos 8.23; Efésios 1.7; 4.30. No Israel antigo era comum a idéia de resgate dos primogênitos Êxodos 13.13; Números 3.49; dos bens da família, Levítico 25.25; Rute 4.3ss.

Resgate nos lembra uma equipe do corpo de bombeiros, preparados em todas as técnicas no socorro de alguma vítima de acidente. Há os que exercem esse resgate em favor dos animais. O que realmente nos vêem à mente é o episódio acontecido no Chile, numa mina de ouro e cobre no deserto do Atacama, em que 33 mineiros ficaram soterrados por 69 dias, há uma profundidade de 700 metros. No dia 13 de outubro de 2010 às 00h10 foi dado o início para o resgate deles.  Vale salientar que para a realização desse feito, tudo e todos tinham suas identificações. A máquina, a sonda perfuratriz, se chamava “T-130”; a cápsula do socorro: “Phoenix”; A mina: São José. Enfim todos tinham nomes e marcas, mas uns ficaram no esquecimento. Foram 23h (vinte e três horas) de tensão até que o último mineiro apontasse na superfície e recebesse aplausos, fotos, abraços; aliás, todos foram ovacionados, elogiados e levados ao hospital para exames de rotina. Na cobertura desse evento, 10.000 (dez mil) jornalistas que se acotovelavam para ter o melhor ângulo e o lugar mais próximo dos mineiros.

Uma coisa me entristeceu e acredito que houve que sentisse o mesmo. Dentre todos os que se envolveram nesse episódio, desde o simples vigia até o Presidente, um pequeno grupo, (não consegui saber ao certo se eram quatro ou mais), fez o “essencial”: “os socorristas”. Ah! Os socorristas! Eles se prontificaram; se prepararam e se arriscaram em descer os setecentos metros em resgate aos mineiros. Eu gostaria de saber os nomes deles, mas ninguém se lembrou, ou não quiseram se lembrar. Não apareceram na TV. Imaginemos quando o primeiro socorrista desceu se acontecesse um imprevisto; a cápsula emperrasse dentro do tubo. Não seriam 33, mas 34 os presos no fundo da terra. O único que fez agradecimento aos socorristas foi o último mineiro a sair; e foi só este: o Líder do grupo Luiz Urwa. Mais ninguém! Esses “anônimos” heróis se arriscaram numa descida por um tubo de ferro, numa profundidade de 700 metros podendo não voltar e ficar sem suas famílias. Eles se deram para o resgate dos 33, e seus nomes sequer foram mencionados. Luiz Urwa não foi o último a sair, e sim, o socorrista que ficou para prepará-lo para sair. Porque nos lembrarmos disso agora, passados quase dois anos desde o acontecido? 

Para nos lembrarmos de outro personagem da história que tem sido esquecido ao longo dos anos, mas que vive entre nós há mais de 2000 anos. O nosso Deus prometeu desde o momento da queda do homem que se soterrou no pecado, preparar um meio de resgate de sua alma, enviando Seu Filho amado para morrer numa cruz. Ele humildemente se prontificou, se preparou e veio; nasceu, viveu entre nós, operou sinais e maravilhas, curando, ressuscitando, libertando os homens das garras do inferno. Infelizmente poucos se lembram que é esse Jesus. O que desceu dos céus para buscar e salvar o que se havia perdido Lucas 19.10. Esse Jesus que veio ao mundo por amar a humanidade e não levar em conta a nossa ignorância em pecar sem a preocupação de pedir perdão. Deus ama o pecador, mas odeia o pecado que está dentro de nós. O que Ele quer é o nosso arrependimento Atos 17. 30. Deus quer que você se salve: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16.

--------------------------------------------------------------------------------------------
IGREJA METODISTA EM PIRAJUÍ 
Rua João Justino, 369 Bairro Centro CEP 16.600-000
Tel. (014) 3584-5351 - Cel. (014)8100-0997
E-mail im.pirajui@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário