SEJAM BEM VINDOS E BEM VINDAS

Discípulos e Discípulas nos Caminhos da Missão Formam uma Comunidade de Fé, Comunhão e Serviço

sábado, 11 de maio de 2013

JESUS: MINHA LUZ


“O Senhor é a minha luz e a minha salvação”. (Salmo 27.1)

Nos salmos e nos escritos dos profetas há referências à vinda do Salvador que seria reconhecido e recebido por muitos como LUZ para todos os povos. Veja o que nos diz o profeta Isaías  O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a LUZ. (Isaías 9.2). Eis uma das profecias referentes a Jesus anunciada cerca de setecentos anos antes de seu nascimento. Era a proclamação de uma palavra de esperança a um povo, cuja pratica religiosa estava sendo banalizada e desrespeitada; em resumo, já não havia temor entre a maioria dos fiéis. Deus o Senhor da história, que zela pelo seu nome, advertia-os de que ele estava atento, e enviaria “um” que iluminaria os olhos e os corações do seu povo e restauraria, não só as praticas de adoração, mas o adorador e a adoradora.

Por ocasião do nascimento de Jesus, uma estrela singular brilhou no céu revelando ao mundo o cumprimento das profecias a respeito de Jesus: “O Messias”, “O Ungindo” “O Sol da Justiça”, “a LUZ” para todos os povos. De acordo com o costume da época, foi Jesus levado ao templo por Maria, sua mãe e José a fim de ser apresentado a Deus. O sacerdote Simeão estava em “serviço” naquele dia, movido pelo Espírito de Deus, declarou: Agora, Senhor despede em paz o teu servo, Segundo a tua Palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de TODOS os povos; LUZ para iluminar as nações, e para a glória de teu povo Israel”. Trata-se da confirmação do cumprimento de uma antiga promessa. Mais tarde Jesus iniciou o seu ministério conforme anunciado pelos profetas, revelando a pessoa e a vontade de Deus ao mundo, portanto, iluminando os seus olhos, mentes e corações. Durante seu ministério Jesus se apresentou como sendo A LUZ: 

Eu sou a luz do mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.(João 12.46).No Evangelho de João, está registrado que ele não fora bem recebido pelos seus: Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo [...] Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. (João 1:9-11). O que indica o estado de cegueira espiritual e dureza de coração daqueles ouvintes. A boa noticia é: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome (João 1:12)

Na qualidade de Mestre da LUZ, Jesus ensinou aos seus seguidores: Vós sois a luz do mundo... A carta de I João ensina aos crentes de que é necessário seguir pela vida de acordo com os ensinos do Mestre da LUZ, a fim de ser reconhecido como filhos e filhas da LUZ: “Se, porém, andarmos na LUZ  como ele está na LUZ  temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1 João 1:7 ) 

Ao nos purificar de todo o pecado, nos torna aptos a reluzir num mundo em trevas, conforme o conselho de Apóstolo Paulo em Efésios 5:8-11: Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da LUZ, pois o fruto da LUZ consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à LUZAo apreendermos a profundidade do ensino de Jesus, na qualidade de seguidor de Jesus, ser luz no mundo devemos atender ao convite: “Venha, ó descendência de Jacó, andemos na lUZ do Senhor! (Isaías 2:5).

Como herdeiros da luz, afirmo que Jesus é a minha luz, e pode ser também a sua. Então, Oro para que você receba a Jesus como sua luz e sua salvação, e seja também uma Luz a brilhar entre os que ainda estão em trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário