SEJAM BEM VINDOS E BEM VINDAS

Discípulos e Discípulas nos Caminhos da Missão Formam uma Comunidade de Fé, Comunhão e Serviço

terça-feira, 26 de março de 2013

De Volta a Vida

João 20.19-23

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, 
e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, 
se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: 
Paz seja convosco. 
E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. 
De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: 
Paz seja convosco; 
assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: 
Recebei o Espírito Santo.
Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; 
e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

Este texto do Evangelho de João nos fala das ações de Jesus após a sua ressurreição. Notamos que Jesus, após a sua ressurreição agiu da mesma forma quando exerceu seu ministério antes da crucificação.  Ele foi ao encontro de pessoas entristecidas, desapontadas, medrosas e desanimadas. Mas não é exatamente assim que ficamos, muitas vezes, quando perdemos um ente querido ou algo de fundamental importância para nossas vidas? Jesus foi ao encontro de CADA UM DE SEUS DISCÍPULOS, para que testemunhassem de sua ressurreição. Ele se permitiu e permitiu aos seus discípulos a oportunidade da aproximação do homem com o divino.O que aprendemos?

1. Jesus não ficou no tumulo. A cruel e implacável morte, não foi suficientemente forte para detê-lo. O Senhor Jesus, o Nosso Rei, O Cristo, Salvador está conosco! 

2. Ele ainda se importa com nossas dores e sonhos para a vida! Ainda se importa com o nosso bem estar! Ele nos ama! É isto! Ele nos ama! Seu amor é desinteressado. Quem lucra com seus feitos somos nós, pois Ele nos abençoa apenas por causa de seu grande amor.

3. A presença de Jesus faz toda diferença: troca a tristeza por alegria, o medo pela coragem, a decepção por perspectiva, a escuridão pela luz, e até a morte eterna pela vida eterna. Jesus travou uma guerra com o Diabo; isto é certo. Mas ao retorar vitorioso, não portava troféus ou medalhas. O que Ele apresentou aos seus discípulos como prova cabal de sua vitória? – Suas mãos feridas! Ele apresentou as suas mãos ainda com as marcas dos pregos que o prenderam àquela horrenda cruz. E isto foi tudo! Ele não discursou, não contou uma longa história, suas mãos eram a prova que precisavam.

4. Ele deseja que tenhamos paz! A saudação de uma pessoa, - por palavras e gestos, tom de voz e expressão de seu rosto - revela muito de sua intenção e desejo. A saudação foi impactante: em meio à dor e tristeza: Ele declara: “Paz seja convosco!” – Só Jesus pode nos dar a paz que precisamos. Ele voltou da morte com alegria, Ele nos faz voltar às nossas vidas com alegria, coragem, animo e disposição. Só Ele pode fazer isto! Ele venceu a morte!

5. Ele nos presenteia algo de valor inestimável através dos discípulos naquele dia: “...Havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Somente pelo poder do Espírito Santo temos vida abundante e vitoriosa; superamos nossas limitações e fraquezas, e cumprirmos a tarefa que nos cabe em prol de um mundo melhor, de nova terra, do “Reino de Deus”

6. Ele nos honra com uma responsabilidade: Continuar sua missão. “... assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”. Ao cumprir a ordem de Jesus, exercer a missão para tornar o mundo melhor e implantar o Reino de Deus, passamos a sofrer afrontas, acusações, calunias e muitas dores. Esses ataques exigem um contra ataque, uma reação que não pode ser na mesma forma e intensidade. O método de Jesus é diferente, é oposto. Guerra chama guerra, ódio provoca ódio que, só podem ser vencidos pelo AMOR – Por isso ele ensinou: “... Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. [...] Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:37-39

7. Ele não nos obriga a obedecê-lo, isto é a evidencia de nosso amor e fidelidade a Ele.  Da mesma maneira que Ele amou e perdoou até o fim, Ele espera que seus discípulos sigam o seu exemplo, o que é bem possível para todos que recebem o Espírito Santo. Veja o que Ele diz: “Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos”. (João 20.23). O que Jesus deseja é que aprendamos com Ele., que  perdoou os pecados do bandido na cruz, perdoou os que zombavam dele e o maltratavam no calvário. Não há vida boa sem perdão. Para nossa própria felicidade é importante perdoar, pois “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”. (Mateus 9.14,15) O perdão de Jesus é oferecido a todos indistintamente, mas se não nos perdoarmos mutuamente, se não entendermos o real valor e significado do perdão, seremos no nosso íntimo, arrogantes, presunçosos e até mesmo hipócritas.

Oração: Querido Jesus, obrigada por nos trazer de volta a vida. Suprindo-nos com tua paz, tua luz, teu amor, e teu perdão. Ajuda-nos a sermos humildes para confessarmos nossas faltas e recebermos o Teu perdão, concede-nos o Teu Espírito Santo que nos capacita a perdoar e vivermos e sermos felizes, abençoados e abençoadores. Amém

------------------------------------------------------------------------------------------------------------



IGREJA METODISTA 
Rua João Justino, 369 Bairro Centro CEP 16.600-000
Tel. (014) 3584-5351 - Cel. (014)8100-0997
E-mail im.pirajui@gmail.com

Um comentário: