SEJAM BEM VINDOS E BEM VINDAS

Discípulos e Discípulas nos Caminhos da Missão Formam uma Comunidade de Fé, Comunhão e Serviço

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

COMO COMEÇAR A LER E ESTUDAR A BIBLIA


Por: Roberta Hromas  
BÍBLIA DA MULHER
A Bíblia nos diz como conhecer a Deus, como encontrar a vida eterna e como experimentar vida verdadeira em nosso interior. Ela dá saúde à nossa alma e nos diz como restaurar relacionamentos destruídos. As respostas para as perguntas mais fundamentais se encontram em suas páginas. Mas por onde começar? Eis, a seguir, uma abordagem que tem sido eficaz para muitas pessoas de todo o mundo.

 Comece lendo dez minutos por dia.
A verdade da Bíblia é como alimento para a alma. A Palavra de Deus se tornará, literalmente, parte de você e seu apetite por ela aumentará se começar a lê-la diariamente. Se perceber que dez minutos pela manha não são suficientes para saciar o seu apetite espiritual, tente reservar dês minutos pela manhã e dez minutos à noite para ler a Bíblia. Talvez você precise de várias dessas “refeições” de dez minutos ao longo do dia. Providencie uma Bíblia pequena, fácil de carregar e de ler. Peça que Deus oriente sua leitura. Se você tiver dificuldade em se concentrar enquanto lê, faça a leitura em voz alta.

Leia como se Deus estivesse falando com você – Procure sempre aplicação pessoal. Deus sabe quantos fios de cabelo você tem na cabeça e deseja tornar a Palavra dele viva de maneira pratica e pessoal. Isso não significa que você é a única fonte de interpretação da Bíblia ou que pode distorcer a mensagem das Escrituras a seu modo e adequa-las à sua vida e suas próprias ideias. As verdades bíblicas são eternas e absolutas. A Bíblia abrange toda a história e todos os níveis sociais, culturais, ocupações, idades, raças e nacionalidades. No entanto, a maneira como uma passagem especifica da Bíblia se aplica à sua situação e às suas experiências, é singular para você a cada dia. Se um versículo em particular lhe chamar a atenção, escreva-o num cartão e carregue-o com você naquele dia. Leia e releia as palavras anotadas. Pense no motivo pelo qual o versículo lhe chamou a atenção.

Cinco maneiras de estuda a Bíblia:
Pesquisas de palavras e temas – Esta abordagem começa com a pergunta: “O que a Bíblia diz sobre ...? A palavra tema escolhido será o assunto do seu estudo. Use uma concordância para encontrar varias referencias de Gênesis a Apocalipse. Com papel e lápis na mão, leia as referencias e anote algumas palavras para resumir o que parece ser o significado prático ou a aplicação da passagem para sua vida. Consulte passagens tanto do Antigo quanto do Novo Testamento num total de doze ou mais versículos ou passagens. Também pode ser interessante procurar sinônimos e antônimos. Pesquisas de palavras e temas pode  resultar em excelentes estudos devocionais para compartilha com outras pessoas, pois revelam a natureza de Deus a “opinião” dele sobre uma ampla gama de problemas e questões.

Estudos de jornadas – A Bíblia conta várias histórias de jornadas – tanto de indivíduos quanto do povo de Deus. Um estudo dessas jornadas pode nos ajudar a ver algumas realidades: 
a) A vida transcorre em estágios, 
b) As situações mudam e nenhuma circunstancia dura para sempre. 
c) A vida tem momentos bons e momentos difíceis.

Talvez você se interesse em estudar as jornadas destes homens e mulheres: Abraão e Sara, José, Os filhos de Israel ao saírem do Egito, Davi, Paulo, e sem duvida, Jesus.

Estudar as jornadas de personagens bíblicos pode nos ajudar a entender que a vida física está sempre em movimento e progressão.

Estudos de crescimento – Em estudos desse tipo o objetivo é o crescimento de nossa vida espiritual. A vida cristã deve ter um movimento acedente, de modo a crescermos cada vez mais à semelhança de Cristo, nos aproximarmos mais de Deus e nos elevarmos em espírito.Algumas passagens bem conhecidas podem ser lidas de uma forma progressiva que revela o crescimento rumo à maturidade espiritual. Alguns exemplos são: 
A) As Bem-aventuranças do sermão do monte, (Mateus 5.3-12) 
B) Os Salmos 22-24 (que nos ajudam a entender o papel de Jesus coo nosso Pastor 
C) Efésios 3. 14-19 (uma progressão espiritual para aqueles que oram com ousadia e confiança) 
D) I Tessalonicenses  5. 16-18 (para aqueles que estão vivendo à espera do Dia do Senhor)  

Obs. Ao realizar estes estudos, leia as passagens toda antes de analisar as partes. Procure ligações claras entre os versículos, cuidando para não criar ligações inexistentes; Avalie seu crescimento usando outras passagens das Escrituras como parâmetro e lembrando-se que os versículos ou passagens do seu estudo devem aproximar você cada vez mais de Jesus.

Estudos de tipos e sombras - Uma forma gratificante de estuda o Antigo Testamento é procurar pessoas, objetos e acontecimentos que constituem “tipos” de experiências e realidade espirituais do presente.  As narrativas em si falam de pessoas e acontecimentos do Antigo Testamento, no entanto, a sombra dessas narrativas nos revela mais acerca de Deus, mostrando sua natureza e operação espiritual. 

Assim, essas histórias nos ensinam grandes verdades sobre nosso relacionamento com Deus e nos ajudam a entender nosso propósito espiritual. Os estudos de tipos e sombras revelam a operação do Espírito Santo e de Jesus em nossa vida à medida que percorremos o caminho da fé. 

De que maneira estes estudos diferem do dos estudos de jornadas e crescimento? 

A) Os estudos de crescimento os mostram como Deus opera em nossa vida física; 
B) Os estudos de sombra mostram o plano de Deus para nossa vida no contexto da eternidade. 
C) Os estudos de crescimento os mostram quais os passos da progressão espiritual;

Os estudos de tipos e sombras nos mostra como esses passos são dados e por quê. Um estudo de tipos e sombras pode ser realizado com a história de: Rute (Livro de Rute). Pergunte: Quem é Rute? Quem é Boaz? Quem é Noemi?  Etc.

Outros temas interessantes para o Estudo de sombras é o modo como Deus lidou com os filhos de Israel em Deuteronômio e as histórias de Ester, Jonas e Jó.

Estudos de símbolos
A Bíblia apresenta números, cores e objetos tangíveis eu são usados de forma simbólica em varias passagens das Escrituras. Em muitos casos, a compreensão do símbolo é a chave para eternos uma história ou lição inteira da Bíblia. 
A) Os símbolos indicam valores eternos, 
B) Significados eternos 
C) Motivos eternos.

Um objeto é um símbolo verdadeiro quando seu significado é o mesmo ao longo de toda a Escritura. Dentre os símbolos que constituem temas interessantes para estudo, temos: O ouro e a prata, Madeira, Coroas, Selos, Pedras em contrastes com o pó.

Outros estudos proveitosos de objetos e situações simbólicas podem ter como assunto 
A) A Arca do Concerto 
B) A Arca de Noé 
C) O Muro de Jerusalém no Livro de Neemias 
D) A Cova dos Leões no Livro de Daniel

Peça ao Espírito Santo para lhe revelar o significado dos símbolos e analise com cuidado a sua interpretação para se certificar de que ela é valida. Um verdadeiro símbolo na tem significados diferentes em passagens diferentes; antes, apresenta o mesmo significado em toda a Bíblia. Quanto mais você ler e estudar a Bíblia, mais terá vontade de Lê-la e estuda-la. Uma vida inteira é pouco tempo para explorar todas as suas riquezas espirituais – um excelente motivo para você começar hoje e continuar lendo e estudando todos os dias para o resto de sua vida!



--------------------------------------------------------------------------------------------
IGREJA METODISTA EM PIRAJUÍ 
Rua João Justino, 369 Bairro Centro CEP 16.600-000
Tel. (014) 3584-5351 - Cel. (014)8100-0997
E-mail im.pirajui@gmail.com